Procure no Portal

my.FPV

Assembleia Geral da
Federação Portuguesa de Vela

21 de Julho de 2017
Delegados Eleitos
2017 :: 2020

Clique aqui para saber mais.

Assembleia Geral da
Federação Portuguesa de Vela

27 de Julho de 2017
Sede da
Federação Portuguesa de Vela

Clique aqui para saber mais.

Regulamento de Arbitragem

(Sub-menu Regulamentação Desportiva)

Documentação de Arbitragem

("mosaico" Arbitragem - página inicial)

Definições :: Abreviaturas

 A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z   Á   É 
ADOP

Autoridade Antidopagem de Portugal

Árbitros

Compreendem os Oficiais de Regata, os Juízes, os Umpires, os Medidores e osÁrbitros – compreendem os Oficiais de Regata, os Juízes, os Umpires, os Medidores e os Classificadores Funcionais que conduzem, julgam ou arbitram as competições de Vela, integrando as Comissões de Regata, Comissões de Protestos, Júris, Equipas de Arbitragem, de Medições e de Classificação Funcional.

ARV

Associação Regional de Clubes de Vela

Autoridade Organizador

Ver Regra de Regata à Vela (RRV) 89.1 e sua prescrição.

BI

Bilhete de Identidade ou outro documento de identificação

Categoria (dos árbitros)

Quando se refere à Categoria de Juiz, Oficial de Regata, Umpire, MedidorCategoria (dos árbitros) – quando se refere à Categoria de Juiz, Oficial de Regata, Umpire, Medidorou Classificador Funcional.

Centros de Treino

São Centros de Treino, as organizações filiadas ou não-filiadas na FPV que assimCentros de Treino – são Centros de Treino, as organizações filiadas ou não-filiadas na FPV que assim sejam reconhecidas e certificadas por esta. Os Centros de Treino Certificados garantem um conjunto de serviços e de meios técnicos apropriados para o desenvolvimento de atividades ligadas ao treino de rendimento de vela, onde se inclui o acesso à água, salas de trabalho e de estudo, alojamento, ginásio, barcos de apoio e outro material técnico, capazes de receber não só atletas nacionais como também atletas e equipas estrangeiras que desejem treinar em Portugal.

COI

Comité Olímpico Internacional

Época (Desportiva)

Determina o período anual, com início a 1 de Outubro de cada ano.

Escola de Vela

São Escolas de Vela, as organizações filiadas ou não-filiadas na FPV se dediquem ao ensino da vela reconhecido e certificado pela FPV.

Especialidade

Quando se refere a um tipo específico de regata: Regatas de Frota, Match Racing, por Equipas, Slalom, Maratona, Ondas, Estilo Livre, Velocidade, etc.

FPV

Federação Portuguesa de Vela

IPDJ

Instituto Português do Desporto e da Juventude

ISAF

Federação Internacional de Vela

Prova de Apuramento

Prova cujos resultados são utilizados para o cálculo dum Critério de Apuramento definido e/ou aprovado pela FPV, ao abrigo do estipulado no ponto 11 deste regulamento.

Provas de âmbito Internacional

Qualquer prova que, no entender da FPV, preveja a participação de velejadores de outros países, além de velejadores portugueses.

Provas de âmbito Nacional

Qualquer prova que, no entender da FPV, preveja a participação de velejadores de mais regiões do país, além dos velejadores da região onde a prova se realiza.

Provas de âmbito Regional

Qualquer prova que, no entender da FPV, apenas preveja a participação de velejadores de uma só região.

Publicidade

O nome, logo, lema, descrição, representação, ou uma sua variação ou distorção, ou qualquer outra forma de comunicação que se destine a promover uma organização, pessoa, produto, serviço, marca ou conceito, de modo a chamar a atenção para qualquer deles ou a persuadir pessoas ou organizações a comprar, aprovar, ou de qualquer outro modo dar-lhes o seu apoio (ver 20.1.1 do Código de publicidade da ISAF).

Representação Nacional

No âmbito deste regulamento, todos os velejadores nacionais e respetivos treinadores, técnicos e dirigentes que participem numa prova internacional em representação do país, quer façam parte de uma Seleção Nacional ou não.

RRV

Regra de Regata à Vela

Seleção Nacional

O conjunto de velejadores, treinadores, técnicos de apoio e dirigentes convocados pela FPV e organizados sob a égide da mesma, que representam o país, em ações de preparação e participação competitiva.

Treinador

Todo aquele que, de acordo com a Lei, for credenciado pelo IPDJ para exercer a atividade de treinador de desporto, compreendendo o treino e a orientação competitiva de praticantes desportivos, bem como o enquadramento técnico de uma atividade desportiva exercida como profissão exclusiva ou principal ou, de forma habitual, sazonal ou ocasional, independentemente de auferir, ou não, uma remuneração.

:: Patrocinadores ::

:: Parceiros ::

:: Parceiros Media ::