Portal da Federação Portuguesa de Vela

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VELA

 Procedimento para ingressar em regime de Alto Rendimento

 

O facto de um atleta  obter um resultado que possibilite ingressar em regime de alta competição, não é condição suficiente para usufruir dos benefícios que a lei consagra para os praticantes desportivos integrados neste regime. É necessário que o atleta desencadeie o processo para ingresso, que se caracteriza pelos seguintes procedimentos:

1.   Após a obtenção do resultado, o atleta contacta o seu clube e manifesta o interesse em integrar o regime de Alto Rendimento.

2.   O clube envia à FPV a ficha de integração do atleta em regime do alto rendimento devidamente preenchida anexando a respectiva justificação, nomeadamente o mapa de classificação reconhecida pela ISAF ou Associação Internacional de Classe e declaração de intenção do atleta em integrar o regime de alto rendimento competição (no caso de menor de idade, do encarregado de educação).

3. A FPV, após validação dos dados colocadas na ficha, procederá a inserção enviará a mesma ao Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

4.   O IPDJ, no caso de reconhecimento da validade da proposta, envia à FPV os contratos que deverão ser assinados pelas partes ( FPV e Atleta) e devolvido ao IPDJ, que após assinatura os devolve novamente à FPV juntamente com a declaração do registo em regime de alta competição, e apenas nesse momento é que o velejador se encontra integrado em regime do alto rendimento (data de validade do registo expressa na declaração).

5.    A FPV envia a declaração original para o clube do atleta, que deverá entregar a mesma ao velejador (ou ao encarregado de educação, no caso de menor de idade).


Voltar