Portal da Federação Portuguesa de Vela

Começar a Velejar

O que é necessário?

 

·         Saber onde existem clubes com escolas de Vela Certificadas pela F.P.V.. (link para o local do site com esta informação), ou outras escolas de vela privadas (link para empresas que tenham cursos de vela)

 

·         Junto das escolas de Vela, para saber quais os cursos que são ministrados e o respectivo programa, datas, horários, possibilidade de progressão (quais as classes com actividade no clube).

 

·         Saber nadar

 

·         No acto da inscrição, devemos ter o cuidado em saber qual a faixa etária dos velejadores que se vão inscrever no mesmo curso.

 

Com que idade?

 

·         Para se iniciar na Vela não existe uma idade específica. No entanto, consideramos que uma criança poderá iniciar a sua actividade a partir dos 8 de idade, de acordo com o seu desenvolvimento físico e psicológico.

 

Onde começar?

 

·         Em clubes com escolas de Vela Certificadas pela F.P.V..

·         No Desporto Escolar (link para Desporto Escolar).

·         Escolas de vela privadas

 

Que classe escolher?

 

·         Na primeira fase do contacto com a modalidade, qualquer embarcação é adequada.

·         Numa fase posterior, a escolha da classe é importante, e deve ser condicionada pela opção de seguirmos a via do rendimento desportivo ou do lazer. Para esta escolha, deve ser consultado o técnico do Clube responsável por esta área.

 


Voltar